Preparando-se para o Culto Público

O culto público é aquele que é realizado no dia do Senhor, onde toda a igreja, reunida como um só corpo deve participar em profunda adoração e louvor a Deus.

Antes de mais nada, devemos entender que o culto público que prestamos a Deus quando nos reunimos solenemente na igreja, deve ser precedido de uma preparação espiritual. Precisamos estar prontos para receber a Palavra de Deus em nossos corações, e essa preparação antecipada não pode ser negligenciada. Antes do culto, antes de irmos à igreja, devemos ir a Deus. Cada um dos crentes deve, ainda no Sábado, buscar a Deus em oração, suplicando seu favor. As orações devem ser, primeiramente, em prol de nossas vidas. Devemos pedir a misericórdia de Deus para nos permitir cultuá-lo no dia seguinte (no Domingo). Pedir a Deus que nos leve até a sua casa de oração sem nenhum impedimento; nossos corações devem ser alvo de nossas petições. Peça um coração disposto a obedecer, um coração submisso à Palavra. Devemos orar pelo Ministro do Evangelho que trará a Palavra de Deus, para que ele pregue com clareza e sem receios a verdade que lhe foi confiada; precisamos orar pela própria pregação, afim de que ela edifique a nós e aos demais irmãos; orar pelo perfeito andamento do culto em suas variadas partes, como os cânticos, as orações, a leitura da Escritura; devemos oferecer a Deus um louvor verdadeiro e cheio de gratidão, não um culto formal e sem vida, mas um culto sincero e bíblico. Clame para que Deus receba a sua adoração assim como ele recebeu a oferta de Abel. Essa preparação espiritual que antecede o culto é fundamental para nossa mais perfeita comunhão com Deus. Não a despreze.

Ao chegar o dia do Senhor (Domingo). Devemos começar o nosso dia, logo ao levantarmos, com um exercício devocional, o que pode ser, por exemplo, uma oração acompanhada da leitura de uma parte da Escritura. Lembre-se: este dia é o primeiro e principal dos dias da semana.

Nada deve nos impedir de prestar nosso culto público a Deus. No Domingo, muitos irmãos desobedecem a ordem de Deus de “santificar” este dia e negligenciam o culto público. Simplesmente não vão à igreja. Tiram as manhãs para descansar, para lazer, praticar esportes, cuidar dos afazeres da casa, diversões, e assim, desonram a Deus e menosprezam a sua santa lei. Outras vezes, o culto é desonrado por compromissos particulares. O culto a Deus no dia do Senhor deve ter a nossa exclusiva prioridade. Nossos trabalhos e compromissos particulares devem ser organizados de tal modo que o culto público não seja afetado. Qualquer negligencia ao culto implica colocar Deus em segundo plano, não dando-lhe a primazia em nossa vida. O maior dos mandamentos nos ensina a “amar a Deus sobre todas as coisas.”

Pr. Marcus Paixão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s