Nossa postura no Culto a Deus

O culto a Deus é aquele serviço que os crentes prestam a Ele de todo o coração, reconhecendo que estão diante daquele que é santo e temido. Porém, hoje, o culto tem sido marcado pela irreverência por parte dos fiéis. Conversas, cumprimentos calorosos durante a adoração, pessoas que dormem durante o culto, leituras diversas, telefonemas, pessoas caminhando na igreja enquanto o culto está em andamento, etc. Todas estas posturas são indecorosas e terminam por atrapalhar o culto do Senhor.

 Nossos irmãos no passado, quando se reuniram para tratar do culto a Deus, escreveram um documento ensinando a devida postura que todos os crentes devem tomar durante o culto público:

“Uma vez começado o Culto Público, as pessoas deverão dirigir toda sua atenção a este culto, evitando ler qualquer coisa que não seja o que o Ministro está lendo ou citando no momento; e abstendo-se sobretudo de todos os cochichos, consultas, saudações, ou cumprimentos particulares a quaisquer pessoas presentes, ou que estejam entrando; como também de todos os olhares fixos, cochilos, e outro comportamento indecoroso, que possam perturbar o Ministro ou as pessoas, ou impedir a si mesmo ou a outros de cultuar a Deus.” (Diretório de Culto de Westminster).
 

O culto público a Deus é o principal serviço que o homem presta ao Senhor. Obviamente que se torna inaceitável alguém adentrar à casa do Senhor para adorá-lo, e em lugar disso, aproveitar-se do período de tempo do culto para tratar de outras coisas, tais como bate-papo com um amigo da igreja, ler o capítulo de um livro, ou lê uma passagem das Escrituras que não foram orientadas pelo pastor. Alguns fazem pior e chegam ao ponto de dormir no culto, demonstrando com isso um profundo desrespeito a Deus e à sua valiosa Palavra. Dormir no culto é escarnecer, zombar, ridicularizar a Deus e ao Ministro do Evangelho. Hoje se vê pessoas que durante a pregação estão dando gargalhadas, como se estivessem assistindo a uma peça teatral de comédia.

 Olhar para o culto com profunda reverência significa o retorno a uma prática santa e submissa a Deus, nosso criador e salvador. Estar na presença de Deus, no culto público e cantarmos com toda vigor de nossa alma, com alegria real pela obra de Deus em nossas vidas, significa que a honra e a glória estão sendo devolvidas a Ele.

 Quando orientamos a igreja a reviver essa maneira honrosa de se portar na casa de Deus, abandonando alguns comportamentos que não são pecaminosos em si mesmos e que podem ser praticados fora do culto, estamos conduzindo a igreja no caminho reto e agradável a Deus. Trata-se de um retorno ao culto bíblico. Contudo, essa postura nos torna inimigos de muitas igrejas atualmente espalhadas em todo mundo, que já abandonaram o temor a Deus e a retidão exigida no culto solene. As palavra de Paulo quanto ao culto a ser prestado a Deus, é que ele deve ser “com  decência e ordem.” (1 Co 14.40).

Quando entrar na casa do Senhor, tema o Senhor e o adore verdadeiramente em espírito.

Pr. Marcus Paixão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s