A justiça de Cristo

Uma das grandes e confortantes doutrinas do evangelho é aquela que confirma que o crente está seguro nas mãos de Jesus Cristo. Sobre o seu povo escolhido, Jesus disse “ninguém os arrebatará de minha mão” (Jo 10.28), firmando um pacto que garante a segurança eterna daqueles que nele confiam. Essa doutrina de Cristo nos traz conforto e alívio; nos impede de entrarmos em um desespero agonizante; e mais, traz tranquilidade e paz ao nosso coração. Ora, tendo em vista que Jesus pagou o preço do meu pecado, quando morreu na cruz em meu lugar, eu sei que não há mais nenhuma condenação contra mim, pois a minha dívida foi completamente paga por Jesus: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1).  Temos, então, uma enorme gratidão ao nosso Senhor.

 No entanto, somos pecadores. Não há dúvida quanto a isso, pois todos os dias somos denunciados e condenados pelo tribunal de nossa consciência. E o veredicto sempre é o mesmo: Culpado! Como pecadores como nós, que cremos em Cristo,  podemos ter um mínimo de conforto diante de nossos pecados, se sabemos que o pecado gera a condenação eterna? O nosso descanso se torna real e verdadeiro quando entendemos aquilo que Cristo fez por nós. E foi o que ele fez por nós que nos garante a segurança que ele nos dá.

 E o que Ele fez por nós? Ele nos justificou diante de Deus: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). A justificação é a garantia da absolvição e da paz que deve permear nosso ser constantemente. Justificar, em poucas palavras,  significa: Cristo, cumprindo toda a Lei de Deus e recebendo a punição que nos era devida, adquiriu um mérito diante de Deus, que é chamado de  a Justiça de Cristo. Toda a sua justiça foi lançada sobre nós, de modo que agora temos a justiça de Jesus Cristo, que nos impede de sermos  condenados. Por outro lado, Todos os nossos pecados e a nossa culpa foi lançada sobre Jesus Cristo, fato pelo qual ele teve que morrer.

 Essa bendita “troca” chamada de Justificação é que assegura nossa alegria e segurança. Só a Cristo seja a Glória!

Pr. Marcus Paixão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s