Dúvidas sobre o batismo?

O batismo é uma das ordenanças de Cristo aos seus discípulos. O Senhor Jesus disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Nesta ordem, é dito aos crentes que, anunciando o evangelho, façam discipulos em todos os lugares; e então, estes novos discípulos devem se submeter voluntariamente ao batismo cristão.

 Algumas perguntas importantes quanto ao batismo precisam ser bem compreendidas:

1. O que é o batismo?
O batismo é uma ordenança de Cristo e um simbolismo da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Também representa a união do crente com Cristo; a pureza e remissão dos pecados representada pela água do batismo; a santidade na vida do cristão, visto que o batismo representa a ressurreição de um novo homem.

2. O batismo salva ou é uma garantia de salvação?
Não, o batismo não salva e nem garante a salvação de ninguém. Quem salva é Cristo, e quem garante a nossa salvação também é Ele. Ao ladrão que foi crucificado ao seu lado, Jesus disse: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. Aquele ladrão arrependeu-se dos seus pecados quando já estava crucificado, e ele não foi batizado.

3. O batismo deve ser administrado de que forma?
O batismo deve ser realizado por imersão completa do crente na água. Não meramente derramando água sobre o indivíduo. A aspersão e a afusão são formas de batismo utilizadas por algumas igrejas, mas não tem apoio escrituristico. A própria palavra grega urilizada no Novo Testamento significa “mergulho.” 

4. O batismo traz algum tipo de benção especial?
Não, o batismo simplesmente é uma confirmação da fé do crente. Não existe nenhuma benção adicional com ele. No estanto, o batismo deve nos fazer lembrar nosso compromisso de viver em santidade de vida.

 Por isso, todos os cristão devem entender a seriedade do seu batismo, bem como sua afirmação diante de Deus e da igreja reunida, do seu total compromisso com Jesus Cristo. Crentes que retardam seu batismo estão em dosobediencia à ordem de Cristo; ou não são realmente crentes. Toda obediencia deve dada a Cristo.

Pr. Marcus Paixão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s