Confrontando pecadores para o arrependimento


Um fato registrado no livro do profeta Jonas sempre tem chamado muito a minha atenção. Impressiona-me a maneira como Deus age para salvar pecadores. Anote: 1. Deus usou um missionário egoísta e que não se interessava nem um pouco pela salvação dos ninivitas; e o mais impressionante, 2. Ele leva os ninivitas ao arrependimento e à salvação através de uma mensagem extremamente ofensiva. Mas, “qual é o homem que pode reter o braço do SENHOR?”

Os habitantes de Nínive eram extremamente cruéis e perversos. Mas Deus, em sua graça superabundante, em sua misericórdia sem fim, decidi salvá-los pela loucura da pregação. A mensagem que Jonas pregou, a mandado de Deus, era “contra Nínive” (Jn 1.2; 3.2). Perceba o tipo de mensagem: CONTRA. Não um sermão a favor, não um sermão do tipo “Jesus te ama” ou “Jesus que te ajudar”. Não! A mensagem era CONTRA aquele povo pecador. Que tipo de sermão pode ser contra o pecador? Qual era a mensagem de Jonas para Nínive? “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída” (Jn 3.4). Mas um sermão como esse pode ser usado para salvar pecadores do inferno? “Os Ninivitas creram em Deus” (Jn 3.5). Foi um sermão confrontador, onde os ninivitas foram avisados de sua eminente destruição que os levou ao arrependimento e à salvação.

É admirável como o Espírito Santo atua por meio da Palavra para salvar pecadores, seja essa palavra branda ou dura como a pregação de Jonas. Aliás, um fato não pode ser esquecidos: toda a cidade de Nínive se arrependeu com aquela mensagem tão poderosa e confrontadora. Não apenas um punhado de pessoas, mas desde o Rei até o menor dos moradores temeu a Deus e confiou em Deus e se arrependeu de seus pecados. Que coisa tremenda! Uma nação inteira aos pés de Cristo, através de uma pregação tão pesada!

Depois disso, o que eu posso dizer a vocês, meus irmãos? Só uma coisa: “AO SENHOR PERTENCE A SALVAÇÃO” (Jn 2.9). Pregue destemidamente o evangelho, a ricos e pobres. Confronte-os com seus pecados e anuncie-lhes o juízo de Deus sobre eles. Não tema perder um amigo querido, um parente. Se você o ama de verdade, ajude-o a enxergar sua própria miséria e pecado. Tantas pessoas à nossa volta estão vivendo regaladamente em seus pecados, se alegrando e tendo prazer no erro. Mostre-os o que eles receberão. Mostre-os quão temível é o Senhor e quão pesado é o seu braço, quando estendido para julgar os pecadores.

Nós somos as testemunhas de Deus, os encarregados dessa missão desafiadora. Aqueles a quem Deus chamou para advertir pecadores de seus maus caminhos. Quantas pessoas que você conhecia já morreram sem Cristo, sem que você, contudo, tenha-as advertido contra seus pecados? As pessoas não estão ouvindo pregações desse tipo hoje, apenas o evangelho podre de nossos dias, que promete prosperidade, cura física e o fim de todos os problemas. O jargão desse falso evangelho é do tipo “pare de sofrer”. Os homens não precisam dessa mensagem infernal, eles precisam de Cristo e de seu perdão. necessitam reconhecer que são terríveis pecadores e que é necessário a fé no Senhor Jesus Cristo e o completo arrependimento dos seus pecados.

“Ninivitas se levantarão, no dia do juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas” (Mt 12.41). Pregue mensagens CONTRA, e espere o agir de Deus.

Pr. Marcus Paixão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s