A eternidade de Deus

A compreensão da doutrina bíblica do ser de Deus é indispensável para o desenvolvimento de uma cosmovisão totalmente alicerçada na Bíblia.

O Deus único é aquele “cuja existência reside em si mesmo”. Sua existência é eterna e não é derivada de coisa alguma, ou causada por alguém ou alguma coisa. Ele tem existência própria e independe de qualquer coisa ou ser para existir. A sua eterna auto-existência é próprio de sua natureza divina. Nenhum ser possui este atributo, seja em grau menor ou maior. Tudo que existe é derivado Dele; tem sua origem Nele. Ele é o grande “EU SOU.” Ele é aquele que “antes da fundação do mundo” já exercia sua soberania, isto é, antes da criação passar a existir pela sua ordem, ele já existia e já exercia seu infalível decreto (Ef 1.4). O fato de Deus já existir antes que qualquer coisa existisse implica que a criação não pode ser responsável pela existência de Deus em nenhum aspecto, pois ele é anterior à criação.

A ciência evolutiva, em sua incansável luta para provar suas teorias, como a do Big Bang, por exemplo, não tem respondido satisfatoriamente as perguntas sobre a identidade e origem daquilo que explodiu. Obviamente que é inevitável um recuo infinito no raciocínio, bem como um malabarismo mirabolante de argumentos para se defender a teoria do Big-Bang. Alguns cientistas (e teólogos), cientes da incoerência do argumento, defendem uma idéia da eternidade da matéria. Mas com que base pode-se argumentar assim? Com base nesse raciocínio de pressuposição, pode-se dizer que Deus poderia ter sua existência originada da matéria. Mas, e a origem da matéria? Se se admite que ela seja eterna, porque não se pode igualmente admitir que Deus seja eterno e a matéria derivada Dele?

A Bíblia também expressa claramente sua auto-existência quando afirma: “Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.” (Jo 5.26). Também quando se lê, no relato da criação, que “no princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Fala-se do princípio da existência do universo e não no princípio da existência de Deus.

Pr. Marcus Paixão

Anúncios

  1. Hebert Leonardo

    Pr me chamo Hebert e moro na cidade de Recife.Estudo no mesmo seminário onde o sr se formou. Hoje vi a internet que o sr está lançando um livro sobre a história dos batistas. Gostaria de saber com posso adquirir esse trabalho já que pretendo desenvolver meu trabalho monográfico nessa área.

    Espero resposta

    Fica na paz

    Hebert

    • marcuspaixao

      Olá Herbert, enviei um e-mail pra vc com todas as informações necessárias para a aquisição do livro. Espero que goste do material. Continue visitando nossa página e enriquecendo nossos artigos e reflexões com seus comentários.

  2. Paulo Gilson Carvalho Júnior

    Olá Pastor Marcus, sou Paulo Júnior, faço um trabalho de mestrado para UFPI em Teresina, que se intitula “A Inserção do Protestantismo em Teresina”, eu gostaria muito de um exemplar do seu livro, pois concerteza será referenciado na obra que pretendo se Deus quiser concretizá-lo como livro.
    Ou como posso adquirir comprando.
    Abraços Pastor
    Agradeço pela obra

    • marcuspaixao

      Olá paulo, espero que meu livro possa ajudá-lo. Falo muita coisa sobre Teresina e os primeiros missionários americanos. Existe uma ligação muito grande entre nossas cidades…
      O livro está à venda por R$ 30,00 + o frete (acho que uns 5 ou 10 reais) foi lançado em novembro de 2010 (tem 1 ano). Se desejar comprar, deposite nesta conta:

      MARCUS VINICIUS COSTA PAIXÃO
      AG: 0616
      OP: 01
      CONTA CORRENTE: 5931-2
      CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

      Comunique o depósito via e-mail: mvpaixao@yahoo.com.br ou me ligue (86) 9456 0141
      Grato
      Pr Marcus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s