A Sabedoria que vem de Deus

A velocidade com que as coisas acontecem nos espanta. A tecnologia e os avanços nas ciências tem marcado o século passado e o atual. Recentemente morreu um dos homens que mais revolucionou o mundo da tecnologia, com suas incríveis criações. O mundo inteiro se curvou, reconhecendo ser ele, Steve Jobs, um gênio. Outros surgiram antes dele e da mesma forma foram aclamados: Albert Einstein, Louis Pasteur, Leonardo da Vinci, e o trio grego Platão, Sócrates e Aristóteles. Eles foram homens de uma inteligência e sabedoria indiscutíveis.

Porém, o mais inteligente e sábio de todos os homens que já viveu sobre a terra foi Salomão. Deus lhe disse:

“eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá” (1 Reis 3.12).

Toda a sua inteligência e sabedoria vieram como uma dádiva de Deus. FOI DEUS QUEM O FEZ SÁBIO! Sua sabedoria, ainda em tempos remotos, ultrapassou os mares e foi conhecida em muitos lugares.

Os sábios são sábios de acordo com o tempo em que vivem. Em nosso século 21 Steve Jobs foi um gênio. Na Grécia clássica Platão, Sócrates e Aristóteles. E Salomão o foi em TODOS OS TEMPOS. Veja bem, Deus deu-lhe inteligência e sabedoria sem precedentes. Uma sabedoria superior à sabedoria de todos estes homens citados anteriormente: “dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que ANTES DE TI NÃO HOUVE TEU IGUAL, NEM DEPOIS DE TI O HAVERÁ.”

Jamais nasceu ou nascerá um homem tão sábio e inteligente quanto o rei Salomão. Seu conhecimento e inteligência eram extraordinários:

“Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar.  Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua fama por todas as nações em redor. Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes. De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria” (1 Reis 4.29-34 ver também 10.6-9).

É muito importante reconhecermos isso: NINGUÉM É SÁBIO E INTELIGENTE POR SEU PRÓPRIO ESFORÇO E MÉRITO. Deus nos criou com a dádiva do intelecto, e isso é um reflexo da imagem Dele que repousa sobre nós. Porém, quem rege nossa inteligência, fazendo-a avançar em conhecimento, nos dando o aprendizado, o conhecimento, a compreensão, as idéias e tudo que está ligado aos nossos dispositivos cerebrais que nos fazem progredir em conhecimento e sabedoria, é Deus em sua graça. Deus também pode cerrar nosso conhecimento, e retirar toda a sabedoria dada. Certa vez Steve Jobs disse: “Daria toda a minha fortuna pra passar uma tarde com Platão.” Eu, porém, gostaria de ter passado um dia, apenas um, aprendendo  com Salomão! Porém, a fonte de toda a Sabedoria é o próprio Deus.

Pr. Marcus Paixão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s