Conhecimento pleno de Cristo … e o movimento evangélico atual

 

Grande euforia no movimento evangélico, mas onde está o pleno conhecimento de Cristo?

Grande euforia no movimento evangélico, mas onde está o pleno conhecimento de Cristo?

Como cristãos, sempre devemos procurar diligentemente conhecer o nosso Mestre e a sua santa vontade. Como podemos declarar que somos “servos” de Jesus Cristos, se não cumprimos as Suas ordenanças.

 Muitos cristãos sinceros desonram a Cristo, pensando, falando e praticando coisas indevidas, porque não conhecem o que a Bíblia nos revela a cerca de Jesus. Quanto a isso, Paulo orou ao Senhor, em favor da igreja em Éfeso, pedindo que Ele “ conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele [de Jesus Cristo]” (Efésios 1.17). Era o desejo de Paulo que os crentes efésios conhecessem plenamente a Jesus Cristo, e isso através da Palavra revelada.
 
Conhecimento pleno de Jesus Cristo. Conhecer a Jesus não se trata de ter um mero conhecimento apenas superficial do Filho de Deus. Não é um mero saber que Jesus foi um bom homem e que veio e fez o bem e que morreu em uma cruz a mais de 2000 anos atrás. Essas informações são corretas e verdadeiras, mas não nos mostram a profundidade de Cristo e sua missão gloriosa. Trata-se de um conhecimento geral, proveniente da cultura ou até mesmo do senso comum. Muitos que tem esse tipo de conhecimento nunca nem se quer leram uma página da Bíblia. Não é esse conhecimento pobre e raquítico acerca de Jesus Cristo, que Paulo está suplicando a Deus.

 Paulo pede que o Senhor conceda um conhecimento PLENO! “pleno conhecimento dele”. Não trata-se de um conhecimento geral, razo, deficiente, mas, um conhecimento específico, profundo, perfeito e sadio.  O motivo pelo que muitos  judeus nos dias de Cristo o rejeitaram, foi sua inteira ignorância de Jesus Cristo, que estava revelado nas promessas de Deus no Antigo Testamento. Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5.39). e também: “Errais, não conhecendo as Escrituras” (Mt 22.29).

Hoje nos deparamos com uma gigantesca e crescente nação evangélica, pelo menos é assim que a propaganda é feita. “Os evangélicos estão crescendo de maneira exorbitante!” dizem alguns dp movimento. “Hoje não somos mais minoria”, dizem outros. Mas um crescimento evangélico que não produz nenhum tipo de mudança na sociedade inserida, não é um crescimento evangélico sadio, real. Ora ou outra nos deparamos com notícias tais como: “Um mega templo foi construído pela igreja tal”, ou “a marcha pra Jesus reuniu centenas de milhares de pessoas”. Quando focamos mais de perto tais movimentos, sentimos o fedor da podridão. Olhamos para o alto e ali estão as aves carniceiras, sobrevoando todo esse movimento! Onde está a mensagem do evangelho confrontador? Onde está a santidade em suas vidas? Onde está a renuncia, a perseguição, o compromisso, a perseverança? Afinal, por que não conseguimos ver o fruto do Espírito, mas apenas quantidade de pessoas? Na verdade, falta-lhes o conhecimento pleno de Cristo, da Palavra, que acompanhada do poder do Espírito Santo produz salvação e santificação. O movimento evangélico atual é uma farsa! Uma grande mentira sustentada por milhões de almas no Brasil. É claro que existem aqueles “que não dobraram os joelhos a Baal”, como disse o Senhor a o profeta Elias. Aqueles que foram chamados para servir a Cristo e que seguem espalhando a divina semente. 

 Como vamos obter o conhecimento pleno de Jesus Cristo? Como o Espírito Santo nos concederá tal conhecimento? A resposta de Jesus foi que a única amaneira de conhece-lo é examinando cuidadosamente a Bíblia! Por tanto, Deus nos dará o pleno conhecimento de Cristo, pela iluminação do Espírito Santo, quando nos dedicarmos a estudar a sua Palavra com diligencia.

Pr. Marcus

Um Comentário

  1. Coelho Jr.

    Amado Pr Marcus, vejo como completamente alinhadas com a Bíblia Sagrada as suas considerações sobre o conhecimento de Cristo. Infelizmente a comunidade evangélica brasileira está bastante cega para este conhecimento porque se afastou da Bíblia. Mas graças a Deus, muitos em várias partes do país estão denunciando o problema. Entre estes está o senhor que o faz corajosamente. Eu aproveito este espaço, com sua permissão pastor, para pedir aos lideres evangélicos que lerem o texto e este comentário que diante de Deus e suas consciências respondam as seguintes perguntas: Eu prego a Bíblia Sagrada? Eu prego o Deus da Bíblia? Eu prego o Cristo das Escrituras? Eu explico aos que me ouvem o que está escrito na Bíblia com todo temor, seriedade, fidelidade, e amor a Deus? Eu penso constantemente que terei que prestar contas diante de Deus por falar em Nome Dele? Eu lembro que Ele me ordenou que pregasse o Cristo da Bíblia e não outro? Eu vivo em santidade por amor a Deus? Eu chamo as pessoas para esta santidade? Posso dizer que verdadeiramente o Espírito da Verdade unge minha pregação? Vejo o resultado disto na manifestação do fruto deste mesmo Espírito na vida dos meus ouvintes? Eu e meus ouvintes temos honrado o Cristo da Bíblia em nossa vida em sociedade? Somos conhecidos como pessoas santas, pessoas cheias de graças e virtudes do Altíssimo? Somo “sal da Terra” e “luz do mundo”? Pessoas são impactadas e impulsionadas a se arrependerem de seus pecados, crerem em Cristo, e viverem em santo temor a Deus por nossas palavras e práticas? Estas coisas estão acontecendo? Não, não estou falando de milagres, prosperidade econômica, poder político, grandes templos, ou coisas assim. Não! Estou falando de fruto espiritual, santidade, temor e amor a Deus, Deus sendo glorificado em nós. Estas coisas estão em seu ministério, líder evangélico que lê estas linhas? Responda diante do Deus a quem todos teremos que prestar contas. Desculpe Pr Marcus se exagerei na quantidade de linhas. Mas considero seu texto muito pertinente para estas questões.
    Um abraço, amado pastor, e parabéns pelo texto.
    Ao Senhor toda a gloria!
    Coelho Jr.

Deixe um comentário